11 de nov. de 2011

Nosso Curso de Formação na IV SEMANA DA FÍSICA

Durante a IV Semana da Física, realizada de 17 a 21 de outubro no Campus Santa Mônica, da Universidade Federal de Uberlândia, foi apresentado o painel "O MUSEU DIVERSÃO COM CIÊNCIA E ARTE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS", que descreveu um pouco do trabalho e da pesquisa que tem sido realizada através deste curso, numa parceria entre a UFU e o CEMEPE. O painel foi apresentado e desenvolvido por Alexandre Leite dos Santos Silva e Severina Rodrigues de Lima, do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia.


O PAINEL FOI APRESENTADO PARA DIVERSOS ALUNOS E PROFESSORES DA ÁREA

8 de nov. de 2011

PRÓXIMO ENCONTRO - 17 DE NOVEMBRO

O nosso último encontro foi muito interessante! Desmontamos um chuveiro e descobrimos a física por trás desse aparelho. Foram apresentados e discutidos diversos conceitos físicos que permeiam o mundo do eletromagnetismo tratado no ensino fundamental.

MURIEL MANDELL


Nosso próximo encontro será em 17 de novembro de 2011, no CEMEPE. Será mais uma oportunidade de discutirmos sobre os desafios e idéias para o ensino de física no ensino fundamental. O tema para novembro é MECÂNICA. Será nosso último encontro do ano. Aguardamos a presença de todos os professores.


13 de ago. de 2011

ENCONTRO EM 11 DE AGOSTO NO CEMEPE

O nosso encontro de agosto foi muito interessante. Tivemos uma apresentação sobre termologia com sugestões de vídeos, simulações e softwares. A oficina teve uma novidade: a explicação de como alguns artefatos tecnológicos funcionam. Vimos como a garrafa térmica e a geladeira funcionam e a relação disso com os conceitos físicos já apresentados.
Em seguida, serão postados os experimentos realizados e sugestões de mídias diversas como ferramentas didáticas.
Aguardamos pelo próximo encontro em setembro, quando veremos o módulo sobre eletricidade e magnetismo.


19 de jun. de 2011

Nosso Próximo Encontro no CEMEPE

Não haverá o curso no dia 7 de julho. No entanto, nos encontraremos no CEMEPE no dia 11 de agosto. O tema, segundo o cronograma, será calor (termologia). Incluiremos, posteriormente, de algum modo, a mecânica, que seria tratada em julho. Vamos procurar, ao longo do 2º semestre, incluir, além dos experimentos de baixo custo, aparelhos e artefatos tecnológicos, que poderão ser utilizados para ensinar física para seus alunos. Por isso, não percam as próximas oficinas. Gostaríamos que continuassem a contribuir, via e-mail ou comentários no blog, com sugestões com base nas suas vivências em sala de aula.
Enviarei a todos a apresentação de slides, com comentários, do dia 9 de junho. Também enviarei os roteiros de experimentos digitalizados. Caso alguém não os receba, envie um e-mail para alexandrelfisicaufu@hotmail.com solicitando.
Logo teremos uma reunião na UFU sobre as propostas para a nossa feira anual de ciências, CIÊNCIA VIVA, que será realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Façam todo o esforço para estarem presentes.
Até nosso próximo encontro!

EXPERIMENTO 11: BRINCANDO DE TELEFONE

Objetivo – Mostrar como as ondas sonoras se propagam.

Material – Um pedaço comprido de barbante, dois funis, um pedaço comprido de mangueira, fita adesiva.

Fundamento Teórico – As ondas sonoras percorrem todas as direções a partir da fonte de som, mas como se tratam de ondas mecânicas, é possível as concentrarmos e direcioná-las numa direção.

Procedimento – Coloque os funis nas extremidades da mangueira, selando com fita adesiva. Dois alunos podem tentar se comunicar usando os funis como se fossem telefones. O mesmo pode ser feito com o barbante esticado preso aos dentes ou às orelhas.


18 de jun. de 2011

EXPERIMENTO 6: ONDA MECÂNICA EM UMA CORDA

Objetivo – Mostrar, por meio de um exemplo, as características de uma onda.

Material – Uma corda de 2 a 3 metros de comprimento.

Fundamento Teórico – Neste caso temos o exemplo de uma onda mecânica. As ondas mecânicas dependem do meio material para se propagarem. Como ondas, propagações de energia no espaço, possuem cristas, vales, comprimento, frequência, velocidade, período e amplitude.

Procedimento – Prenda ou amarre uma das extremidades da corda. Com a mão na extremidade livre, vibre a corda para cima e para baixo. Tente fazer as oscilações com frequências diferentes e observe como isto afeta o movimento da corda.

ENCONTRO NO DIA 9 DE JUNHO DE 2011 NO CEMEPE

O nosso encontro no dia 9 de junho no CEMEPE foi mais uma vez de puro aprendizado. Excelentes idéias e vivências foram trocadas! Contamos com a presença da Coordenadora de Ciências, a Profª Ana Beatriz, que tem apoiado este projeto.
A oficina de experimentos de física foi realizada em dois turnos, para uma turma da manhã e para outra turma à tarde.
Tivemos uma apresentação sobre a luz e o som, tratando tanto de ondas como de óptica. Fizemos uma análise de como alguns livros didáticos do ensino fundamental, especialmente do 9º ano, tratam do assunto.
Depois tivemos uma sessão de experimentos de baixo custo em que construímos uma luneta, uma câmara escura com lata e lanterna, um periscópio, espelhos com garrafa pet e papel laminado e lentes com água e filme plástico de cozinha. Confira as fotos abaixo:

Marcando o foco do espelho côncavo feito com garrafa descartável e papel laminado.





  








Uma professora construindo um periscópio.









Procuramos ligar os conceitos físicos com os experimentos realizados.




Uma luneta feita com duas lentes de aumento e papel-cartão.






Marcando os ângulos de incidência e reflexão.



Com água e filme plástico elaboramos uma lente de aumento.


29 de mai. de 2011

Contribua para o nosso projeto e nosso blog

Professores,

Ficaremos felizes se contribuírem para o nosso projeto e nosso blog de vários modos:
  1. Postando comentários nas postagens, com suas sinceras opiniões. É só clicar no link ''comentários'', no fim de cada postagem. Poderá cometar como anônimo se quiser;
  2. Enviando por e-mail ou por comentários no blog sugestões de experimentos de física que realizaram com sucesso nas aulas de ciências. Poderão enviar para o endereço alexandreleite@fis.ufu.br ou para alexandrelfisicaufu@hotmail.com;
  3. Enviando sugestões de temas, com dias e horários, para o nosso fórum.
Assim que receber seus e-mails, enviarei a apresentação realizada no dia 19 de maio, os roteiros dos experimentos digitalizados, fotos e a cópia digitalizada do livro sobre ensino de física no ensino fundamental, bem como alguns artigos científicos importantes sobre o assunto, que forem aparecendo. 
Os vejo no nosso próximo encontro, no dia 9 de junho!



ENCONTRO NO CEMEPE EM 19 DE MAIO DE 2011


CEMEPE, Uberlândia, Minas Gerais


Laboratório de Ciências, CEMEPE


Na quinta-feira, dia 19 de maio, tivemos um encontro notável no CEMEPE. Vejam as fotos.
Foi feita uma apresentação de temas relacionados com física abordados nas aulas de ciências do 6º ano do ensino fundamental nas escolas municipais de Uberlândia, Minas Gerais. Nesta primeira sessão, os professores ficaram à vontade para expressar suas opiniões, sugestões e dúvidas concernentes ao ensino de física no ensino fundamental.
Na segunda sessão, realizamos uma oficina com cinco experimentos de física para o ensino fundamental. Os roteiros desses experimentos estão postados neste blog. Foi impressionante o entusiasmo dos professores em realizar tais experimentos, que poderão reproduzir com seus alunos. Foi uma ocasião divertida e instrutiva, quando idéias importantes para o ensino de física para crianças foram compartilhadas.
Valeu o intercâmbio!
Logo publicaremos notícias relacionadas com a próxima Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e com a feira de ciências Ciência Viva de 2011.
Vamos dar créditos a algumas imagens publicadas junto com os roteiros dos experimentos a MURIEL MANDELL, do livro PHYSICS EXPERIMENTS FOR CHILDREN.
Também queremos agradecer os cuidados e esforços da Profª Liliane Ribeiro, da área de projetos e parcerias em ciências, do CEMEPE, que tem contribuído muito para a realização deste projeto de trabalho e  pesquisa.




Foram feitos vários experimentos.

O interesse dos professores é elogiável.

Utilizamos materiais de baixo custo.

Houve um intercâmbio de boas idéias com professores experientes.

EXPERIMENTO 5: PRESSÃO DA ÁGUA EM UMA GARRAFA OU CAIXA DE LEITE

    Objetivo – Mostrar a diferença de pressão da água com a profundidade.
    Material – Água, 1 garrafa pet de 2 l ou uma caixa de leite, 1 estilete, fita adesiva, 1 régua, 1 canetinha.
    Fundamento Teórico – A pressão da água corresponde à força exercida por um volume de água sobre uma superfície de um plano. Quanto maior o peso do volume, maior a pressão.
    Procedimento – Marque com a ajuda de uma régua e da caneta apropriada 3 diferentes alturas na garrafa. Nos pontos marcados faça orifícios com o estilete. Tampe os orifícios com um adesivo. Encha a garrafa com água. Solte as fitas e meça os alvos atingidos pelos jatos d'água.

EXPERIMENTO 4: PRESSÃO DO AR EM UMA GARRAFA FURADA

Objetivo – Mostrar que o ar, embora não seja facilmente visto, é material e exerce pressão.

Material – Água, 1 prego, 1 garrafa pet de 2 l com tampa, 1 vasilha.

Fundamento Teórico – O ar é uma mistura de diversas substâncias, especialmente gases. A pressão atmosférica refere-se ao peso exercido pelo volume de ar sobre uma área.

Procedimento – Coloque água numa vasilha rasa. Faça furos com o prego no fundo da garrafa. Coloque a garrafa dentro da vasilha e enche-a de água. Tampe a garrafa. Levante a garrafa fora da vasilha. Abra e feche a garrafa para observar o que acontece.

EXPERIMENTO 3: AR DENTRO DE UMA GARRAFA

Objetivo – Mostrar que o ar, embora não seja facilmente visto, é material e ocupa espaço.

Material – Água, 1 funil, 1 garrafa pet de 2 l, massinha de modelar.

Fundamento Teórico – O ar é uma mistura de diversas substâncias, especialmente gases. O ar, portanto, como algo material, ocupa espaço.

Procedimento – Coloque o funil na boca da garrafa e massinha entre o funil e a garrafa. Tente colocar água no funil.