NOSSO PROJETO E NOSSA EQUIPE

Este é mais um projeto de extensão da Universidade Federal de Uberlândia.

O nosso projeto é mais um dos muitos projetos aprovados pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, da Universidade Federal de Uberlândia, que visa a extensão, ou seja, dentre outras coisas, fortalecer e desenvolver a interação entre a Universidade e a sociedade.
A orientadora desse projeto é a Profª Drª Silvia Martins dos Santos, do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia. Dois alunos veteranos do Instituto de Física, Alexandre Leite dos Santos Silva e Severina Rodrigues de Lima, que participam de grupos de pesquisa na área de ensino de física, são os atuais instrutores no curso de formação continuada em física para o ensino fundamental, proposto dentre as várias atividades do projeto.
O projeto também conta com o apoio da Profª Liliane Ribeiro da Silva, da área de Projetos e Parcerias em Ciências do CEMEPE.
Conheça abaixo alguns membros da nossa equipe de trabalho e pesquisa:

 CEMEPE - Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz - é um espaço de aprimoramento teórico-prático, por excelência, que promove a capacitação continuada dos profissionais do Sistema de Ensino.

Profª Silvia Martins
Orientadora
Universidade Federal de Uberlândia
Profª Liliane Ribeiro
Projetos e Parcerias - Ciências
CEMEPE
Seguem abaixo algumas características do projeto:

JUSTIFICATIVA

Um grande problema identificado no ensino de física do ensino básico é a grande resistência dos estudantes em relação ao tema. Somando-se a isso, percebe-se que o formato das aulas de física, focadas apenas em notações representam um grande obstáculo quando se espera ensinar esse conteúdo de forma simples e atrativa.
Para que os professores de física tenham sucesso em sua missão de ensinar a física no ensino médio é preciso estar atento, então a dois fatores: a) motivação inicial dos estudantes e; b) realização de atividades dinâmicas e interativas que estimulem a curiosidade e contextualizem os conceitos de física, motivando os alunos a querer entendê-los e só então, apresentar o formalismo necessário para essa compreensão.
Dentro desse contexto, o curso de licenciatura em física atualmente contempla ações que estimulam os licenciandos a desenvolverem atividades interativas para a melhoria das aulas do ensino médio, a partir das disciplinas de PIPE’s. Essas disciplinas ampliaram os horizontes dos graduandos, oferecendo subsídios para que entendessem a importância das ações práticas em suas aulas. Todavia, os alunos chegam ao ensino médio desestimulados pelas experiências vividas no ensino fundamental.
O professor de ensino fundamental, em geral com formação em biologia, apresenta os conteúdos de física sem entusiasmo e sem o conhecimento necessário, passando aos alunos a impressão de que os conceitos abordados são muito difíceis de serem compreendidos.
É importante ressaltar que as concepções teóricas existentes quanto ao currículo de Ciências para o Ensino Fundamental explicitam que o ensino de Ciências contemple os conhecimentos oriundos de todas as áreas do conhecimento, incluindo a Física (Silva, 1998). Alguns dos objetivos do ensino de Ciências Naturais para o Ensino Fundamental envolvem identificar relações entre conhecimento científico e produção de tecnologia, saber utilizar conceitos como energia, matéria, transformação, espaço, tempo e sistema, dentre outros. Tais objetivos só podem ser alcançados através da introdução dos conceitos físicos no Ensino Fundamental. O aprendizado de Física é necessário para a compreensão de mundo e adequação do homem ao crescente desenvolvimento tecnológico. Através do conhecimento físico, o aluno pode ter a capacidade para entender diversos fenômenos da natureza e condições de ter uma posição crítica e construtiva frente ao impacto da voz e dos desdobramentos da ciência na sociedade. Segundo os PCNs, a Física está incluída na grande variedade de conteúdos teóricos das disciplinas científicas que deve ser considerada pelo professor no seu planejamento.
Somando a esse fato o preconceito de boa parte das pessoas em relação à física, os alunos chegam ao ensino médio pouco dispostos a aprender os conteúdos.
Sendo assim, há uma grande preocupação dos professores de física, tanto do ensino médio quanto do ensino superior, com o trabalho de formação continuada dos professores de ensino fundamental.
Mas como tratar a Física nas primeiras séries do Ensino Fundamental? A idéia é trabalhar de forma seletiva, captando os temas físicos do universo perceptivo da criança, como expressou Carvalho (1998), dentro dos blocos temáticos de conteúdo, propostos pelos PCNs, para cada ciclo. Dentro dessa visão, a proposta é fazer abordagens diferenciadas, adequadas a cada etapa de desenvolvimento dos alunos, entre os primeiros e os últimos ciclos. Sendo assim, acreditamos que esse projeto se justifica, por integrar ações de ensino, pesquisa e extensão a partir da proposição de um curso de formação continuada para professores de ensino fundamental, a partir de oficinas com o uso de materiais de baixo custo. Esse curso apresentará formas criativas e inovadoras de implantar e desenvolver projetos educativos, estando de acordo com a proposta dos PCNs de buscar múltiplas manifestações do diálogo pedagógico, como forma efetiva de ensinar, de educar e de aprender com êxito, através dos sentidos e significados expressos pelas múltiplas vozes nos ambientes escolares. Essa proposta será implementada em parceria com o CEMEPE (Centro Municipal de Estudos e Projetos), onde os professores do ensino fundamental da rede municipal de Uberlândia realizam formação continuada. A avaliação desta ação será feita a partir da aplicação de questionários semi-estruturados, que avaliará se este curso oferecerá condições para que o professor melhore sua base de conteúdos, bem como se ele melhorará o envolvimento dos professores nas atividades relacionadas à física.
 Além disso, considerando a formação do licenciando em física, a implementação dessas oficinas irá aproximá-lo do contato com o universo do ensino fundamental. Desse modo poderá entender o histórico de ensino de física dos alunos que iniciam o ensino médio e tornar-se um agente efetivo para a melhoria do ensino de física em nível básico.
Acrescente-se ao mencionado acima, o impacto que tal projeto terá nos visitantes do museu da DICA, tanto famílias, como alunos e professores, pois é aberto à comunidade. Promoverá uma divulgação maior da ciência, da qual a física é parte fundamental. O projeto indicará aos alunos experimentos simples que poderão ser reproduzidos de forma segura em casa. Também esclarecerá conceitos e princípios importantes da física, além de desenvolver atividades de um modo divertido e interessante, estimulando o gosto pela ciência.

OBJETIVOS DO PROJETO

Elaborar e realizar série de oficinas de experimentos de Física, adequados a cada ciclo, com professores de Ciências do Ensino Fundamental, em parceria com o CEMEPE (Centro Municipal de Estudos e Projetos). Os experimentos serão feitos utilizando materiais de baixo custo, junto com a distribuição de uma apostila com o passo a passo dos experimentos feitos, sua base teórica, e sugestões de roteiros de atividades que poderão ser feitas em sala de aula com base nestes experimentos.
Desenvolver oficinas com a comunidade, especialmente alunos, que visitam com frequência o museu da DICA. Promover a popularização da ciência e a difusão de conceitos físicos de forma clara e divertida, com materiais acessíveis e seguros.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SILVA, APARECIDA V. P. Questões Atuais no Ensino de Ciências: A Construção do Saber Docente no Ensino de Ciências para as Séries Iniciais. São Paulo: Escrituras Editora, 1998.
CARVALHO, ANNA MARIA P. Ciências no Ensino Fundamental: O Conhecimento Físico. São Paulo: Editora Scipione, 1998.
RIZZI, LEONOR; HAYDT, REGINA C. C. Atividades Lúdicas na Educação da Criança. São Paulo: Editora Ática, 2001.
RIZZO, GILDA. Educação Pré-escolar. Rio de Janeiro: F. Alves, 1982.
MONTEIRO, MARCO A. A; TEIXEIRA, ODETE P. B. O Ensino de Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Um Estudo das Influências das Experiências Docentes em sua Prática em Sala de Aula. Revista Investigações em Ensino de Ciências – v.9 pp. 7-25 (2004) .
SCHROEDER, CARLOS. A Importância da Física nas Quatro Primeiras Séries do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.29, n.1, pp.89-94 (2007).
BRASIL.MEC.SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
SCHROEDER, CARLOS. Um currículo de Física para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado, UFRS, 2004.
BLOUGH, GLENN O. SCHWARTZ, JULIUS; HUGGETT, ALBERT J. Como Ensinar Ciências. Volumes 1-3. Rio de Janeiro: Livro Técnico S/A Ind. Com., 1980.
NOVAK, JOSEPH D. Uma Teoria de Educação. São Paulo: Pioneira, 1981.